A Simulação Da Morte - Vol. 293: Versão E Aversão Em Montaigne, De Vaz, Lúcio. Editora Perspectiva, Capa Mole, Edição 1ª Ediçao - 2011 Em Português
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- Capa do livro: Mole
- Gênero: Ciências Humanas e Sociais.
- Subgênero: Filosofia.
- Manual.
- Número de páginas: 152.
- ISBN: 8527309254.
Características principais
Título do livro | A SIMULAÇÃO DA MORTE - VOL. 293 |
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Subtítulo do livro | Versão e aversão em Montaigne |
Autor | Vaz, Lúcio |
Idioma | Português |
Editora do livro | PERSPECTIVA |
Edição do livro | 1ª EDIÇÃO - 2011 |
Capa do livro | Mole |
Outras características
Quantidade de páginas: 152
Gênero do livro: Direito, política e ciências sociais
Subgêneros do livro: Filosofia
Tipo de narração: Manual
ISBN: 8527309254
Descrição
Imagine que um acidente imprevisto ou uma doença grave ameaçasse tirar-lhe a vida. Que atitude você tomaria, ou que sentimentos o tomariam, nos momentos finais de sua existência? Os Ensaios de Michel de Montaigne (1533-1592) convidam o leitor a fazer essa experiência mental sobre a própria morte e a pensar detidamente sobre a pergunta colocada acima. Ao longo de seu livro, Montaigne tem o propósito explícito de eliminar ou dissipar sentimentos e atitudes negativos diante da morte, tais como o desespero, a inconstância, a inação e, sobretudo, o medo. Mas se a morte é imprevisível, como então seria possível alcançar o objetivo da resolução no último dia de nossa existência? Montaigne propõe uma espécie de preparação contínua, que nos tornaria habituados com sua imagem e impediria que inutilmente lhe acrescentássemos os referidos sentimentos e atitudes negativos.
No Renascimento, ao contrário, os poetas, filósofos, artistas e mesmo as pessoas comuns frequentemente evocavam a presença da morte e a tornavam parte integrante de suas vidas. "A Simulação da Morte: Versão e Aversão em Montaigne", de Lúcio Vaz, realiza uma análise crítica sobre essa proposta de simulação da morte presente em Montaigne, comparando-a com os diferentes posicionamentos sobre o tema na Antiguidade e com alguns autores contemporâneos.