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A Idolatria Poética, De Medeiros, Sérgio. Editora Iluminuras, Capa Mole, Edição 1ª Edição - 2017 Em Português

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  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 64.
  • ISBN: 8573215658.

Características principais

Título do livro
A idolatria poética
Autor
Medeiros, Sérgio
Idioma
Português
Editora do livro
ILUMINURAS
Edição do livro
1ª EDIÇÃO - 2017
Capa do livro
Mole

Outras características

  • Quantidade de páginas: 64

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 8573215658

Descrição

A Idolatria Poética ou a febre de imagens" de Sérgio Medeiros expande um universo literário já vasto e multiforme, revelando a natureza em constante transformação do presente imediato. Medeiros, com sua inventividade frenética, abordagem radicalmente lúdica e singularidade inquestionável, invoca com finura, insistência e uma malícia divertida um panteão expansivo de ancestrais, formas e seres generativos, erguendo um totem a estes.

Conjurando este mundo a existir, um elenco de animistas, românticos, absurdistas e xamãs, cada um sozinho e em diálogo oblíquo, pronuncia com orgulho e alguma melancolia uma prática e perspectiva idólatras: a criação de objetos que são poemas-imagens nascidos de um olhar afiado e preciso sobre o ambiente e as fronteiras porosas entre ser e arte, entre entidades de diferentes ordens, entre palavra e mundo.

Medeiros navega livremente por um registro de formas expressivas — desde o manifesto vanguardista, o haiku e a poesia nonsense até a arte da performance e da instalação, da música indeterminada ocidental a cantos indígenas cosmogônicos. Adota a forma do "descrito", o poema em prosa densamente descritivo, dêitico, de comprimento variável, apresentado em suas coleções anteriores, "Alongamento" (2004) e "Sexo Vegetal" (2009), onde o descrito é chamado de "décor".

Os descritos registram um olhar geralmente desapegado, impessoal sobre o meio ambiente e seus variados elementos, inventariando e dramatizando a presença efêmera de seres de diversas ordens e suas interações: humano e não-humano, animal, vegetal, mineral, o abjeto e o majestoso. Os descritos revelam, por uma cadeia de inter-relações e metáforas, como essas entidades estão entrelaçadas em uma rede densa de existência compartilhada, identificadas com e posicionadas como elementos de um totem verbal, um texto ritualizado para o reencantamento do mundo.

Malcolm McNee
Smith College, Massachusetts

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