em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
DA ESTATUA A PEDRA E DISCURSOS DE ESTOCOLMO
Autor
Saramago, José
Idioma
-
Editora do livro
EDUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA
Edição do livro
1ª EDIÇÃO - 2013
Capa do livro
Mole
Marca
Edufpa - Universidade Federal Do Para
Modelo
Modelo Padrão

Outras características

  • Quantidade de páginas: 120

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788524705199

Descrição

Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo reúne textos de José Saramago publicados pela primeira vez no Brasil, pela ed.ufpa – Editora da Universidade Federal do Pará –, em coedição com a Fundação José Saramago, de Lisboa. São textos sobre a sua própria trajetória literária. O primeiro deles incorpora no título a alteração deixada pelo autor na última de suas revisões: de A Estátua e a Pedra, passa a chamar-se Da Estátua à Pedra, a indicar o próprio movimento de sua obra. A metáfora escultórica define as duas grandes fases de sua produção: a primeira delas, metaforizada pela estátua, se estende até O Evangelho segundo Jesus Cristo, romance que encerra uma importante mudança de perspectiva no ofício do escritor, que então passa a se dedicar ao substrato da estátua, a pedra.

O livro conta com a apresentação de Pilar Del Río, presidenta da Fundação José Saramago. A primeira parte traz os prefácios à edição italiana, assinados por Giancarlo Depretis, professor da Universidade de Turim, e por Luciana Stegagno Picchio, que foi professora da Universidade de Roma, bastante reconhecida por sua dedicação ao estudo das literaturas em língua portuguesa. A eles segue-se o texto de Saramago, Da Estátua à Pedra, resultante de uma conferência proferida na Universidade de Turim, em maio de 1998, como encerramento do colóquio Dialogo sulla Cultura Portoghese: Letteratura-Musica-Storia. Esta primeira parte conta ainda com o texto de Fernando Gómez Aguilera, autor do livro A Consistência dos Sonhos ­– Cronobiografia, sobre Saramago.

A Segunda Parte deste volume é dedicada aos Discursos de Estocolmo, pronunciados por Saramago quando do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura, e à Autobiografia que os laureados apresentam à academia sueca. Temos aqui uma nova reflexão sobre sua trajetória literária, pontuada por episódios marcantes de sua vida, que remontam à infância junto de seus avós.

A reunião desses textos oferece não apenas o olhar do autor como ponto de partida para a consideração de cada um de seus livros e do conjunto de sua obra, mas também uma reflexão sobre questionamentos como a relação entre vida e literatura que, por mais abordadas que tenham sido pelos mais diversos escritores, não se esgotam justamente por sua diversidade, e aqui revelam um verdadeiro exercício poético. O livro traz ainda um apêndice fotográfico, com imagens de José Saramago em vários momentos de sua vida.