Diálogos Linguísticos
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Características principais
Título do livro | Diálogos linguísticos |
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Autor | (Organizador) Guedelha, Carlos Antônio Magalhães/ (Organizador) Silva, Iná Isabel de Almeida Rafael |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora CRV LTDA ME |
Edição do livro | 1ª EDIÇÃO - 2017 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2017 |
Marca | CRV |
Outras características
Quantidade de páginas: 154
Altura: 230 mm
Largura: 160 mm
Peso: 320 g
Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais
Subgêneros do livro: Comunicação
Tipo de narração: Manual
ISBN: 8544414532
Descrição
O presente livro contempla, por meio de textos de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas, estudos acerca da linguagem. Os autores – reunidos em torno de um objetivo comum, a publicação de uma parte do que se vem investigando ao longo da carreira, exercício esse que suscita um reconhecimento, visto os entraves próprios à divulgação do conhecimento acadêmico – concretizam, com a materialização desse livro, o desejo pela propagação do conhecimento. A leitura de cada capítulo independe da linearidade em sua sequência, uma vez que cada texto foi criado individualmente, unido apenas por um tema comum que perpassa todos os escritos: a Língua, abordada em suas variadas modalidades e perspectivas. Sendo assim, aqueles que têm o interesse por aspectos específicos à escrita científica e/ou literária encontrarão no texto de Carlos Guedelha uma abordagem evidentemente esclarecedora dessas duas metodologias; no que concerne a alguns processos da criação linguística, Iná Isabel e Bernadete Alves oferecem possibilidades permitidas pela Língua; já quanto ao processo de formação de palavras, o texto de Ilna Santos e Orlando Azevedo são os indicados; uma abordagem sociolinguística da fala manauara está presente no texto de Conceição Vale e Mirley Costa; a quem interessar os modos do fazer científico, pautado numa perspectiva dialógica, o texto de Fernanda de Los Rios aborda essa visão do conhecimento textual; já as discussões referentes a propostas para o ensino da Língua constam nos textos de Ligya Souza e Carolina Barros, com suas particularidades de abordagem; por fim, o texto de Thays Coelho apresenta uma análise discursiva da literatura autobiográfica de cárcere. Dessa forma, acreditamos que muitos caminhos possíveis dos estudos linguísticos foram explorados, dentro dos limites deste veículo de divulgação, que nos permite periodicamente apresentar a você as novidades quanto ao conhecimento da língua, campo inesgotável do conhecimento, e que os autores prazerosamente pesquisam.