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Características principais

Título do livro
O desenvolvimento da personalidade Vol. 17
Autor
Jung, Carl Gustav
Idioma
-
Editora do livro
VOZES
Edição do livro
2013-01-01 00:00:00
Capa do livro
Mole
Marca
Vozes
Modelo
Modelo Padrão

Outras características

  • Quantidade de páginas: 240

  • Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais

  • Subgêneros do livro: Psicologia

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 8532607411

Descrição

O livro reúne os trabalhos do autor sobre a psicologia infantil e suas idéias sobre educação. “Se é falta de sorte da criança não encontrar uma verdadeira família em casa, de outro lado também é perigoso para a criança estar presa demais à família. A ligação muito forte aos pais constitui impedimento direto para a acomodação futura no mundo. O adolescente está destinado para o mundo, e não para continuar a ser sempre apenas filho de seus pais. Lamentavelmente há muitíssimos pais que persistem em considerar os filhos sempre como crianças, porque eles próprios não querem nem envelhecer, nem renunciar à autoridade e ao poder de pais. Agindo deste modo, exercem sobre os filhos influência altamente desastrosa por tirar-lhes todas as ocasiões de assumirem responsabilidade individual. Este método prejudicial ou produz pessoas sem independência própria ou indivíduos que forçam a conquista da própria independência por caminhos escusos. Em contrapartida, há também outros pais que, por causa de sua própria fraqueza, são incapazes de opor à criança aquela autoridade da qual precisará mais tarde para adaptar-se corretamente ao mundo. Como personalidade, tem pois o professor tarefa difícil, porque se não deve exercer a autoridade de modo que subjugue, também precisa apresentar justamente aquela dose de autoridade que compete à pessoa adulta e entendida perante a criança. Tal atitude não pode ser obtida artificialmente, mesmo com toda a boa vontade, mas somente se realiza de modo natural, à medida que o professor procura simplesmente cumprir seu dever como homem e cidadão. É preciso que ele mesmo seja uma pessoa correta e sadia; o bom exemplo é o melhor método de ensino.” Trecho do livro