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Documentação Pedagógica - Teoria E Prática

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Características principais

Título do livroDOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - TEORIA E PRÁTICA
IdiomaPortuguês
EditoraPEDRO E JOAO EDITORES
FormatoPapel
MarcaPedro E Joao Editores

Outras características

  • Cobertura: Mole

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9786587645223,6587645224

  • Páginas: 132

Descrição

Temos, portanto, neste livro, uma polifonia de vozes que no apenas so investigativas em seus modos de compreender as crianças, a pedagogia e a escola, como também so muito propositivas. Este é um livro com caráter de iniciaço a um mundo da pedagogia que muito nos orgulha, pois trata, com muito respeito, da escolha profissional que fizemos e nos convida a seguir trabalhando, investigando nossa atividade profissional, uma profisso ainda nova e pouco valorizada no mundo da educaço. O texto fala de uma pedagogia do dia a dia, que se constrói a partir das ações e das práticas cotidianas , do seu registro, da análise e da reflexo que se faz a partir deste cotidiano que transborda vitalidade, alegria e memória.
Uma outra pedagogia, uma pedagogia que cria vida, onde teoria e prática no se separam, assim como o saber e a experiência, o pensar e o fazer, o viver e o narrar. Esperamos que gostem tanto dele quanto nós e que suas indicações possam contribuir para a constituiço de pedagogias democráticas, participativas e contextualizadas. Além disto, cremos que o livro também toca em duas importantes temáticas educativas, uma delas é da formaço continuada dos professores e professoras. É certo que na formaço inicial de professores/as sempre ficam lacunas, aprender junto aos colegas, organizar grupos de estudos, fazer pesquisa na escola é o modo mais adequado de construir novas pedagogias.
As universidades, centros de pesquisa, secretarias de educaço so pontos de apoio, mas sem professores/as desejosos/as de aprender, de investigar, de criar novas abordagens educativas no há como transformar hábitos de pensamento e aço, to arraigados na escola, que incidem na excluso das crianças (dentro ou fora da escola) ou na sua medicalizaço e na transformaço da docência numa profisso da repetiço, da cópia, do fazer sempre o mesmo e no da invenço e da criaço.
E a segunda questo é a da abordagem da didática. O século vinte construiu uma didática sequencial, linear, onde cada um dos elementos tem seu lugar na estrutura da organizaço do trabalho pedagógico. Começamos qualquer trabalho pedagógico com o planejamento estabelecendo objetivos, definindo os conteúdos, estratégias, avaliando o produto final, na década de 70, foi introduzido o feedback para mostrar certo movimento de retorno. Retornamos para começar na mesma ordem. Há uma sequência e independência entre os elementos que compõe a didática assim como o poder do planejamento e da deciso está centrada, especificamente, no/a docente.
A documentaço pedagógica cumpre o papel de uma outra forma de organizaço do trabalho pedagógico. Menos formal, no linear, mais interativa. A Documentaço Pedagógica no é apenas uma “novidade” na pedagogia. Ela pode ser incluída no longo percurso histórico das pedagogias progressistas constituindo uma ruptura no modo como se realiza a didática hegemônica. A documentaço pedagógica é um processo que inclui:
• Vários atores e no apenas o/a professor/a no processo de reflexo, planejamento e deciso sobre os rumos educativo, portanto incita a mudança em algumas regras relativas aos lugares do poder ao propor o diálogo com as famílias e a comunidade;
• Inclui a permanente escuta, observaço, registro e compartilhamento do acontecido exigindo, permanente, a reflexo participativa;
• O valor dado aos processos é to grande quanto aquele destinado ao produto final. Se é que o produto final será, efetivamente, avaliado como tal;
• O processo a ser realizado é continuamente planejado, executado e replanejado de acordo com sua significância. As trajetórias podem mudar e a singularidade de cada um tem lugar num processo coletivo;
• O sentido das ações realizadas na escola é fundamental; todas as aprendizagens precisam ser contextualizadas e significativas;
• Há um compromisso social, histórico e singular com a seleço do trabalho pedagógico, o tempo das crianças e dos/as professores/as tem muito valor.
• Os processos pedagógicos formam as crianças como sujeitos e estudantes bem como os professores e as professoras como sujeitos e profissionais;
• A experiência educacional constrói história pessoal e social, memória e possibilita a escolha de percursos de vida individual e em comum.
Constituir no campo da didática uma virada, que desloque o eixo por onde se constitui toda a pedagogia escolar parece ser um grande desafio para o qual nos aponta a Documentaço Pedagógica. Um convite. Um convite para repensar aprendizagem, pratica docente, funço social da escola e muitos outros temas que fazem parte de nosso dia a dia educacional.