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Características principais

Título do livro
TESTE DE VOCABULARIO POR FIGURAS USP - TVFUSP
Autor
CAPOVILLA, FERNANDO CESAR
Idioma
Português
Editora do livro
MEMNON
Capa do livro
Mole
Marca
MEMNON

Outras características

  • Quantidade de páginas: 530

  • Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais

  • Subgêneros do livro: Comunicação

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 857954016X

Descrição

Este livro apresenta o Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVfusp), poderoso instrumento validado e normatizado que vem sendo usado há mais de uma década para avaliar o desenvolvimento do vocabulário auditivo (compreensão de palavras), tanto de modo individual no contexto clínico, quanto de modo coletivo, em sala de aula, no contexto escolar.

O livro traz, na íntegra, o TVfusp em duas formas originais: a extensa (TVfusp-139o) e a abreviada (TVfusp-92o), juntamente com tabelas de dados normativos de uso prático para a faixa etária dos 7 aos 10 anos (desde a Educação Infantil até 5º ano do Ensino Fundamental). Traz também na íntegra as formas reordenadas (TVfusp-139r e TVfusp-92r) que trazem os itens ordenados por dificuldade crescente, para permitir empregar critérios de piso e teto que abreviam ainda mais a aplicação.

Elaborado para substituir, com vantagens, o Peabody Picture Vocabulary Test, o TVfusp encontra-se validado por comparação com provas normatizadas de consciência fonológica por produção oral (PCFO e PHF) e por escolha de figuras (PCFF-o), compreensão auditiva de sentenças (TCAS), processamento auditivo central (Aspa e BTTPA), competência de leitura de palavras e pseudopalavras (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), memória de reconhecimento de figuras (TCMRF-112) e de imagens (TCMRI-180), habilidade de leitura orofacial (Plof-D-Abrev), vocabulário por leitura orofacial (TVplof-1A-Abrev), inteligência não verbal (TMP–Raven), e rendimento em Português (Saresp-Português).

O livro traz estudos de validação do TVfusp que mapeam as relações entre os léxicos de entrada: 1) entrada fonológica (vocabulário receptivo auditivo, para compreensão de palavras ouvidas), 2) entrada ortográfica (vocabulário receptivo de leitura alfabética, para compreensão de palavras escritas), e 3) entrada faneroliêmica (vocabulário receptivo de leitura orofacial, para compreensão de palavras articuladas sem voz); e os léxicos de saída: 1) saída fonética (vocabulário expressivo falado, para articulação de palavras faladas) e 2) saída ortográfica (vocabulário expressivo de escrita, para articulação de palavras escritas.

Assim, mostra como o TVfusp pode ser usado para compreender as importantes relações entre recepção linguística (em termos de compreensão de palavras e frases ouvidas ou lidas orofacialmente ou escritas) e expressão linguística (em termos de produção de fala e escrita), bem como a participação do processamento metalinguístico (nos níveis fonológico e sintático) e dos processamentos cognitivos não verbal e verbal, que relacionam inteligência não verbal, processamento auditivo central, e memória.