em 12x

Anúncio pausado

Características principais

Título do livro
WOYZECK - EXPLORAÇAO SOCIAL E FORMA DRAMATICA
Subtítulo do livro
COMENTARIO E TRADUÇAO INTEGRAL DA TRAGEDIA DE GEORG BUCHNER
Autor
REDONDO, TERCIO
Idioma
Português
Editora do livro
NANKIN EDITORIAL
Edição do livro
1ª EDIÇÃO - 2016
Capa do livro
Mole
Marca
Nankin Editorial

Outras características

  • Quantidade de páginas: 224

  • Gênero do livro: Arte,Arquitetura e desenho

  • Subgêneros do livro: Teatro

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788577511037

Descrição

Woyzeck é a peça de teatro alem mais encenada em todo o mundo. Foi escrita em fins de 1836 e no início do ano seguinte, restando inconclusa mas em adiantada fase de desenvolvimento. A obra permaneceu inédita até ser parcialmente editada num jornal, em 1875, e integralmente, numa revista literária, três anos depois. No tardou para que Gerhart Hauptmann, o grande naturalista alemo, percebesse a surpreendente novidade oferecida por essa tragédia de miseráveis. Logo em seguida, Frank Wedekind escreveria O despertar da primavera diretamente influenciado por ela. Hoje se percebem com clareza as marcas da obra-prima de Büchner nos experimentos de Brecht, Beckett, Ionesco, Thornton Wilder, Heiner Müller e em praticamente tudo aquilo que se produziu de importante no teatro ocidental.

Este livro apresenta a traduço integral das cenas de Woyzeck, acompanhada de um extenso aparato de notas, com informações fundamentais sobre uma série de referências histórico-literárias que enriquecem a leitura e se tornam indispensáveis para aqueles que desejam se aprofundar no entendimento do texto, sobretudo para atores e encenadores.

A traduço vem precedida de um criterioso estudo, iniciado por breve apanhado da situaço social alem nos anos da Restauraço (1815-1848), com relevo para a situaço da pequena burguesia e do proletariado emergente, as duas classes sociais que se defrontam na peça.

Tercio Redondo, professor de literatura alem da Universidade de So Paulo, procura responder nesse estudo à questo crucial em torno do caráter fragmentário de Woyzeck, caracterizado por suas cenas curtas e “autônomas”. Investigando os novos modos de exploraço social patrocinados pelo capitalismo que se introduzia na Alemanha, o pesquisador verifica na base da forma dramática concebida por Büchner o tempo regido pelo diapaso da rotina do trabalho, tornado alienaço e massacre.