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Características principais

Título do livro
Não é o olho que vê: a produção audiovisual no primeiro plano da aprendizagem colaborativa
Subtítulo do livro
A PRODUÇAO AUDIOVISUAL NO PRIMEIRO PLANO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Autor
Bittencourt, Max
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Edição do livro
1ª EDIÇÃO - 2018
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2018
Marca
Appris

Outras características

  • Quantidade de páginas: 109

  • Altura: 210 mm

  • Largura: 160 mm

  • Peso: 200 g

  • Gênero do livro: Ciências Humanas e Sociais

  • Subgêneros do livro: Comunicação

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 9788547309879

Descrição

Este livro se trata de uma investigação dos processos criativos e colaborativos referentes à construção de conhecimento de estudantes de Produção Audiovisual, durante a realização de curtas-metragens adaptados da obra do poeta baiano Waly Salomão. Supõe-se que o percurso da produção audiovisual potencializa a criatividade do indivíduo, exige que ele seja colaborativo e que se relacione obrigatoriamente com outros sujeitos, em um exercício cotidiano e sutil de compreensão das diversidades. Essa ação realizadora também pede que o estudante aja com autonomia e atitude crítica diante das problemáticas específicas desse campo de atuação; habilidades e dimensões humanas indispensáveis a todo indivíduo que necessita lidar, continuadamente, com os processos e fluxos multirreferenciais dessa sociedade da tecnologia e da informação, da qual fazemos parte. Com a finalidade de produzir filmes para seus TCCs, um grupo de estudantes vivencia uma experiêcia artística e colaborativa de produção fílmica, cuja tarefa é adaptar contos e poesias literárias para o formato audiovisual. A partir do olhar múltiplo do autor e cineasta sobre seu objeto, esse processo é descrito e narrado neste livro e em um documentário que, juntos, buscam identificar e revelar tais dimensões – criatividade, colaboração, autonomia, atitude crítica e compreensão das diversidades –, que emergem a partir desse processo de realização de obras audiovisuais. Desde a elaboração dos roteiros adaptados pelos estudantes até a sessão de exibição dos filmes acadêmicos para o grande público, o documentário vasculha o fazer audiovisual, expondo a sua manufatura, bem como o desenho das relações interpessoais que essa experiêcia promove, tendo o processo criativo da turma de estudantes, e seus filmes, como mediadores da aprendizagem colaborativa. Ao registrar o processo, as imagens captam e enfatizam procedimentos, técnicas, humores; revelam talentos e amplificam as existêcias; desvelam o ser humano em processo de formação e transformação. Este livro surge do desejo de tornar essa investigação um material acessível para mais pessoas interessadas em discutir não somente o ensino e a aprendizagem audiovisual, mas também a formação do indivíduo por meio da arte.